Os cortes e as cores tendência 2016

Além de ditar o que será tendência nos nossos closets, as semanas de moda também já adiantaram o que vai fazer a cabeça da mulherada na temporada de calor, literalmente! Nas passarelas, o que se viu foi uma celebração à liberdade, valorizando o conforto, com espaço para os diferentes tipos de silhueta e é justamente a ideia de destacar o que cada mulher tem de melhor que segue como aposta também para a beleza de verão. Para combinar com os dias quentes, a pedida são cabelos mais leves e iluminados.

Chapinha, babyliss, escova todo dia? Não precisa de nada disso. Seguindo também o que se viu nos desfiles da São Paulo Fashion Week, em outubro, o legal agora é valorizar o formato natural das madeixas. Cacheado, liso, crespo ou com aquele frizz que insiste em aparecer: vale de tudo.

Clareou! 

Saem os tons terrosos e frios característicos do inverno, entram os fios iluminados – mas não necessariamente loiríssimos, viu? A principal referência das clientes  é o visual da apresentadora Fernanda Lima, que recentemente clareou o cabelão. O dourado é a cor da vez, mas fica ainda mais atual quando aparece junto a pelo menos outros dois tons de loiro, começando sempre bem abaixo da raiz.

— O efeito das mechas ilumina o rosto e ajuda a criar um contraste.

00b4342e

Lembra das californianas e dos ombrés? Elas perderam força para o tortoiseshell hair, também conhecido como efeito tartaruga. A técnica nada mais é do que uma versão mais escura do tradicional ombré, que mescla diferentes tons de castanho dourado e mel alternados nos fios. Entre as adeptas, estão a übermodel Gisele Bündchen, a socialite Khloé Kardashian e a atriz Jennifer Aniston.

Para quem evita clarear o cabelo por conta das idas frequentes ao salão de beleza, eis uma das vantagens do chamado turtle hair: como a técnica é aplicada no comprimento e não na raiz, o efeito dura bem mais tempo, já que não é necessário fazer o retoque no cabelo todo.

 

gisele

Outra novidade é o chamado bronde hair – junção das palavras em inglês brown (marrom) e blonde(loiro) -, ideal para quem tem cabelo escuro. O próprio nome, aliás, já é uma referência ao que a técnica se propõe: nem loira, nem morena.

00b34cc3

 

 

E o corte?

Nem curto, nem longo aliás, nem tão novo assim. O corte da vez é o long bob, uma releitura do tradicional chanel, só que dessa vez um pouquinho mais comprido. O corte médio já havia conquistado a mulherada com a personagem Soraya, vivida por Letícia Spiller na novela global I Love Paraisópolis, que acabou no início do mês e transformou o cabelo no mais pedido do SAC da Rede Globo. Prático e sexy, o long bob fica ainda mais moderno quando ganha movimento e um certo volume. Para quem não quer radicalizar aí vão algumas dicas para modernizar o corte que você já usa.

00b19921

Longos

“Eu faria uma franja mais alongada como a de Giovanna Antonelli. É bacana também fazer camadas leves, que deixem o cabelo descontraído e a mulher bem longe da escova.”

Curtos

“Se ela tem um certo comprimento de fio, eu faria uma camada suave na ponta, para dar mais movimento. Para finalizar, uma franja bem levinha.”